• São Paulo (11) 2795-3666

Por que o Dry-Treat?

Como os impermeabilizantes tópicos funcionam

Os impermeabilizantes tópicos – também chamados impermeabilizantes de ‘cobertura’, são como um verniz de madeira. Eles são um revestimento visível sobre a superfície do material.

ipermeabilizantes tópicos

Fig 01: Impermeabilizante tópico – um revestimento impermeável, como o verniz, sobre a superfície do material

 


Prós
Prós
• Boa proteção temporária (1) contra manchas, enquanto o impermeabilizante durar.
Contras
Contras
Nenhuma proteção contra (2) molduras de quadro (3) eflorescência de sal (4) estilhaçamento e danos por congelamento-descongelamento (5) corrosão por água e sal.
• Mudam o aspecto da superfície – podem ter acabamento brilhante ou fosco, como os vernizes para madeira.
• Se desgastam geralmente em 1 a 3 anos – isso pode ser muito mais rápido em áreas de alto tráfego.
• Quando se desgastam, a superfície precisa ser descascada e o impermeabilizante reaplicado.
• Impermeáveis – desta forma, a umidade fica presa sob o impermeabilizante, onde pode causar fungos, eflorescência, etc.
• Podem se tornar muito escorregadios quando molhados.

Como os impermeabilizantes penetrantes funcionam

Os impermeabilizantes penetrantes Stain Proof / impregnantes são muito mais amplamente usados do que os tópicos hoje em dia, porque geralmente eles não mudam muito o aspecto da superfície tratada, e são permeáveis.

Captura de Tela 2013-09-18 às 14.47.10

• Eles repelem água e /óleo, de forma que em vez de absorver líquidos de forma ativa, a superfície tratada os repele.
• Os impermeabilizantes penetrantes não formam uma barreira sólida – eles são projetados para deixar os poros
do material suficientemente abertos para ‘respirarem’ – o que significa que a água pode evaporar e escapar.

Esta superfície de terraço foi tratada com um impermeabilizante impregnante. Os pingos de água e óleo estão sendo repelidos, e formam gotas na superfície em vez de se espalharem e serem absorvidos.

Houve poucas inovações nos últimos 30 anos. Os impermeabilizantes penetrantes mais populares usam tecnologias semelhantes com concentrações variadas de material ativo versus água / solvente.

O que os impermeabilizantes penetrantes não podem fazer

Pressão estática da água

Conforme ilustrado acima, os impermeabilizantes penetrantes Stain Proof repelem líquidos. É importante entender que essa pequena força repelente pode ser sobrepujada por pressão. É por isso que os impermeabilizantes penetrantes não podem impermeabilizar superfícies constantemente imersas em água – por ex., o lado de dentro de piscinas. Quanto mais profunda for a água, maior a pressão, e mais rapidamente a água superará a repelência do impermeabilizante e se infiltrará.

exemplo

Nesta figura, durante períodos de chuva, a água se acumula na terra atrás das escadas para criar problemas de drenagem. A água acumulada exerce pressão estática de água – pressão suficiente para empurrar a água através do rejunte, com muitos sais de eflorescência.

Infelizmente, o cliente tinha que ter sido avisado que a impermeabilização com um impregnante teria somente diminuído a velocidade da infiltração, mas não poderia resistir à pressão estática da água indefinidamente. A única solução adequada foi resolver o problema subjacente – isto é, o problema da drenagem, para impedir que a água se acumulasse atrás dos degraus.

Membranas impermeáveis

Como os impermeabilizantes penetrantes Stain Proof /impregnantes não podem suportar a pressão estática da água, eles não podem realizar o serviço de uma membrana impermeável ou revestimentos de boxes de banheiro ou de piscinas. Chuveiros, lavanderias e outras áreas em contato com água requerem um sistema adequado de impermeabilização por membrana ou um alternativo. Um impermeabilizante impregnante criará, entretanto, uma boa primeira linha de defesa contra danos por água, e facilitará a limpeza das superfícies.

Sujeira seca

Os impermeabilizantes penetrantes Stain Proof /impregnantes repelem líquidos – eles não repelem sujeira seca. A sujeira seca ainda pode entrar em poros através do tráfego – especialmente em superfícies como as de arenito com grandes poros abertos. Os clientes devem ser avisados disso, usarem os tapetes certos, e aspirarem ou varrerem suas superfícies impermeabilizadas com regularidade. Da mesma forma, as marcas de borracha de sapatos de sola de borracha preta não são repelidas.

Superfícies sensíveis a ácidos

Alguns tipos de pedras, incluindo mármores, travertinos e calcários, contêm uma grande quantidade de calcita (cálcio), que se dissolve em contato com substâncias ácidas – incluindo suco de limão, vinagre, vinho e cola. Os impermeabilizantes penetrantes não formam uma barreira física, e não impedem que tais líquidos toquem a superfície. Se um líquido ácido for derramado em uma superfície impermeabilizada com um impermeabilizante penetrante Stain Proof /impregnante, ele a gravará (marcará) mesmo assim. Os clientes devem ser avisados sobre isso, e aconselhados a limpar tais derramamentos assim que eles ocorrerem. Felizmente, os clientes são avisados a respeito de gravações ácidas pela empresa que fornece a pedra, especialmente se a mesma for usada para o topo de um banco ou o piso de uma área de entretenimento na qual líquidos ácidos serão provavelmente derramados.

Voltar ao Topo