• São Paulo (11) 2795-3666

Especificações Técnicas

Technistone® Propriedades Físicas:

Alta resistência a Impacto / Ácidos / Riscos / e Boa Flexibilidade.
As dimensões padrão da chapa medindo de 304 cm x 140 cm, espessura de 1,2,3 cm.

Como trabalhar com o Technistone®

Corte: Sugestão; Procedimento de cor do Technistone®

Devido à sua dureza, similar à dos granitos mais duros , podem-se usar as ferramentas com diamantes existentes no mercado para os granitos.

É importante no momento de trabalhar com TECHNISTONE® que o equipamento esteja em bom estado de funcionamento. Deve-se verificar a planicidade da bancada de corte, e na hora do corte, utilizar água para refrigeração em abundância, e o disco esteja alinhado (o não alinhamento do disco provoca a ruptura nas bordas e na chapa durante o corte).

O corte é similar quando se corta granitos salvo para a espessura de 3 cm, a velocidade tem que ser menor.

Na realização de cavidades é aconselhável fazer um furo de 2 cm de diâmetro e aconselhamos deixar sempre no furo um ângulo no canto, com isso evitaremos sensivelmente o problema de trincos, fissuras e quebras.

Recomendamos o corte sempre com água em abundância, o serviço ficará melhor acabado.

Acabamento e Bordas

Máquina: A máquina para o polimento dos cantos com água não deve exceder as 4000 r.p.m. As lixas que melhor trabalham são as de poliéster diamantadas que se colam com o velcro ao prato. Existem no mercado diferentes marcas de lixas de diferente qualidade-preço.

Método: No inicio de desbaste é melhor trabalhar com uma máquina de 9000 r.p.m. para não diminuir a duração da vida da máquina de 4000 r.p.m. Forçar a máquina de 4000 r.p.m. para desbaste supõe uma diminuição considerável da vida da máquina. Uma vez que se realizou o desbaste procede-se com a seqüência de lixas.

Normalmente as lixas de diferentes gamas são de cores diferentes. A seqüência de gama é a seguinte: 50, 120, 220, 400, 600, 1200, 3500 que se correspondem com as cores: verde, preto, vermelho, amarelo, branco, azul e cinza. O polimento deve realizar-se dando passadas suaves e leves, sem apertar a máquina em excesso. Se apertar demasiado provoca-se a queimadura do material. O polimento com água diminui as possibilidades de queimadura e melhora a qualidade final do produto. No caso de que estejamos a trabalhar uma cor clara, pode-se prescindir da lixa de 3500, depois desta operação proceder-se-á a dar cera com o disco de pano:

Para as cores claras dar-se-á cera branca.

Para as cores pretas dar-se-á cera preta.

No momento de utilizar o disco de trapo tem-se que ter muito cuidado para não queimar o material. Deve aplicar-se a baixas rotações. Uma forma de consegui-lo é ligando a máquina de 220V a 125V. Por último, destacar que a nossa experiência ensinou-nos que insistir algum tempo mais com as primeiras lixas melhora os resultados finais.

Instalação do Technistone®

Regras Gerais para instalação do produto:

Adequar o tipo de produto para o uso em cada ambiente de acordo com as suas propriedades físicas mecânicas (por exemplo: elevado coeficiente e contração térmica, baixa absorção de água, etc).

As características dos produtos Technistone® devem estar de acordo com as características de todos os outros materiais de construção utilizados.

A instalação de ladrilhos de grandes dimensões (60×60 ou mais) requer que sejam seguidas algumas exigências. Utilizar juntas abertas de assentamento bem como juntas de dilatação frequentes (mínimo a cada 3 metros), rejuntadas permanentemente com material plástico. (Ver Rejuntabras). O número de juntas de dilatação durante a instalação será determinado de acordo com o tipo de ambiente e a carga esperada para o local.

As dimensões da superfície a ser revestida, dimensão dos ladrilhos, tipo do material da base e sistema de aquecimento do piso são fatores a serem considerados no projeto de instalação.

O Comportamento do Technistone® após a instalação esta diretamente ligada ao tipo de adesivo ou fixação mecânica utilizada.

Ladrilhos com 1 cm de espessura deverão ficar armazenados em uma superfície rígida, plana e horizontal antes da instalação.

Não é recomendado a instalação de pisos com Technistone® no sistema de junta seca, e é recomendado que a instalação seja feita por equipe especializada, tais como MARMORISTAS.

Colocação de Bancadas

É estritamente necessária a realização de juntas vazias de movimento entre a bancada e a parede, o encaixe na parede, deixar um espaço para o material e preencher o espaço com silicone.

Do mesmo modo, aconselha-se a realizar o isolamento de juntas e ornatos e a fixação da bancada ao móvel com silicone por ser uns materiais impermeáveis, deformáveis e de grande aderência. A retirada do silicone pode-se eliminar facilmente aplicando ao isolamento água com detergente. Antes de colocar a bancada de Technistone® deve-se ser nivelada a base onde se apóia o tampo. Posteriormente apresentar-se-á a bancada sobre a referida base deixando sempre 0,5 cm. Como junta de dilatação entre a bancada e a parede. Para o enchimento das juntas entre a bancada e os frontões podem-se utilizar silicone colorido de acordo com a cor da bancada, e misturar o silicone com os pigmentos correspondentes às cores Technistone®. Tem-se de prever a máxima folga entre o espaço da placa de calor da cozinha (queimadores e vitrocerâmicas) e a própria bancada, para evitar na medida do possível a dilatação do Technistone®. Em nenhum caso realizar fixações das vitrocerâmicas ou dos queimadores mediante parafusos (realizar com silicone). Quando a bancada apóia sobre uma máquina de lava louças, deve-se colocar um isolador pelo lado não polido.

Colocação de pisos (Ladrilhos) e revestimentos

Primeiramente preparar o contra piso no qual deve estar perfeitamente plano e seco, completamente curado sem rachaduras e limpo, no caso de irregularidades na superfície é necessário regularizá-lo com material apropriado. (a PLlanicidade deve ser de até 2 mm para cada 2 mts de superfície).

É recomendado a pintura com um primer especialmente se o concreto for Antigo, e para concreto Novo, este deve estar completamente curado (mínimo de 28 dias).

A instalação de piso em ambientes para alto tráfego de carregamento, deve-se deixar uma junta de assentamento de 6 a 8 mm e em ambientes para tráfego normal, pode-se deixar uma junta entre os ladrilhos de 2 a 5 mm, e para o rejunte pode ser utilizado material de rejunte ou cola flexíveis, aplicadas não antes de 48 horas após a instalação dos ladrilhos.

Technistone® necessita de uma argamassa especial com coeficiente de flexibilidade maior e é necessária a execução de juntas de dilatação.

Technistone® não é indicado para área externa, não coberto pela garantia do quando utilizado em pisos e fachadas sem proteção dos raios solares.

Manutenção e Limpeza:

A limpeza diária da bancada Technistone® dependerá do grau de sujeira, e para proteger a superfície do produto a abrasão, contaminação e alto tráfego, recomendamos fazer manutenção e a limpeza da superfície com regularidade, e se a bancada ou piso não tem restos de gordura, bastará passar um pano seco pela superfície. No caso de que haja restos de gordura ou manchas persistentes pode-se limpar utilizando esponja e um pouco do detergente que se usa habitualmente para a louça. Se a mancha persistir, esfregar com força até que a mancha desapareça. Finalmente enxaguar com água e secar. Em Bancadas recentemente instaladas podem ficar restos de silicone. Pode-se notar pela perca de brilho da superfície. Para eliminá-la deve-se passar um pano embebido em dissolvente até que a mancha desapareça. Posteriormente, enxaguar abundantemente com água e secar. Não se deve colocar um objeto diretamente retirado do fogo sobre a bancada, pois a elevada temperatura à qual se encontra a base do mesmo pode deixar uma marca na superfície.

Mancha de Gordura:

Limpeza – detergente tradicional para louças e água em abundância, ou detergentes específicos para pedras, existentes no mercado.

Perda de brilho:

A perda de brilho na superfície de Technistone® pode ser causada pelo uso de produtos (cera, seladores , sprays , etc.), com a intenção de aumentar seu brilho. Porém com o passar do tempo, perde-se o efeito de tais produtos. Portanto, o brilho adquirido com tais produtos tem haver com o brilho original de Technistone® quando saiu da fábrica. Para readquirir este brilho natural, pode-se utilizar um spray multi móveis, adequado para bancadas.

Manchas de água (Marca de copos):

Derramar “Salfuman“ sobre a superfície da bancada deixando atuar durante um minuto. Enxágue com água. Siga corretamente as instruções do fabricante.

Mancha de Silicone:

Utilize uma faca e um pouco de solvente (que não tenha em sua composição base de cloro), em seguida enxágue.

Precauções:

Não colocar Technistone® em ambientes externos, ou com lâmpadas de emissão de raio UV.

Não colocar sobre o Technistone®, objetos recém tirados do fogo.

Não utilizar seladores para realçar o brilho.

Não utilizar soda cáustica ou produtos com PH maior de 10. Se utilizar solvente, enxágue com água, mas nunca deixe em contato permanente com a superfície. Não utilizar produtos com base de cloro.

A superfície de Technistone® não deve ser polida, em bancadas ou pisos.

Não utilizar desengordurantes.

Afastar Technistone® de fontes de calor (panelas, frigideiras , etc).

Resistência a produtos químicos

Confira a resistência das pedras Technistone® aos diversos tipos de produtos químicos.

Ácido – Alta resistência.

Azeites – Alta resistência.

Café, Vinhos, Refrigerantes, etc. – Alta resistência.

Sabão – Não utilizar na conservação, quando este produto permanecer na superfície por mais de 12 horas, a superfície poderá perder o brilho.

Produtos alcalinos de limpeza – PH 12 – Não utilizar na conservação, quando este produto permanecer na superfície por mais de 12 horas a superfície poderá perder o brilho.

Tricoloetileno – Pode ser utilizado para eliminar uma determinada mancha, após utilizar o produto retirá-lo com água limpa.

Acetona – Pode ser utilizado para eliminar uma determinada mancha, após utilizar o produto retirá-lo com água limpa.

Solventes de tinta – Pode ser utilizado para eliminar uma determinada mancha, após utilizar o produto retirá-lo com água limpa.

Ácido Fluorídrico – Não utilizar em nenhuma circunstância.

Diclorometano – Não utilizar em nenhuma circunstância.

Soda Cáustica – Não utilizar em nenhuma circunstância.

Decapante (tira-tinta) – Não utilizar em nenhuma circunstância.

Defeitos do Produtos para efeito da Garantia:

O Exportador (Technistone®), dá uma Garantia de 24 meses (2 anos) para Ladrilhos e 60 meses (5 anos) para Chapas a partir da data da expedição. A Garantia se aplica para todos os defeitos de fabricação sob as seguintes condições:

Recomendamos seguir as indicações da Garantia e procurar o Serviço de Pós-Venda.

Defeitos aparentes, com de superfície, variações na cor, variações das tolerâncias nas dimensões e na estrutura que não corresponda à qualidade especificada para o produto.

O Cliente tem que comprovar que os tons das placas do Technistone® que serão utilizadas na elaboração das Bancadas e Revestimentos sejam da mesma tonalidade.

Technistone® possui uma Identificação na parte Lateral das chapas (Nr. Lote), sendo imprescindível que seja mantida para solicitar a Garantia do Produto.

Qualquer dúvida solicite a visita de um de nossos representantes.

Recomendamos sempre que a Mão de Obra seja feita por uma Marmoraria Especializada.

Clique aqui e assista aos procedimentos de beneficiamento