Na sétima edição do Chef Decor, com o tema ‘happy hour’, arquitetos e designers de interiores reinventam o formato com uma série de novos critérios.

Sempre em busca de inovação, o Chef Decor 2024 chega, este ano, com um clima diferente. O evento, que já se tornou parte do calendário anual para as áreas de arquitetura e gastronomia na região de Campinas, anuncia sua sétima edição, com um tema instigante: happy hour.

Numa versão mais intimista que as edições anteriores, a proposta agora é que os chefs amadores recriem um ambiente que misture os principais ingredientes de um bom encontro entre amigos: comidas descomplicadas, drinks, música e decoração.

Em cada noite, o chef terá o desafio de “servir” um ambiente completo e não apenas a comida. Para isso, entre os novos critérios de votação estão a criação de um drink autoral e, também, de uma playlist musical.

O lançamento, que apresentou os quatro chefs amadores selecionados para a disputa do cobiçado título de Chef Decor 2024, aconteceu no Seo Rosa Cambuí, em Campinas, no dia 6 de maio.

Escolha dos participantes da disputa

Os participantes desta edição são os arquitetos Ludmila Manita, Erica Bragion, Bia Ferrari e Fabricio Rodrigues. A indicação deles é feita através de pesquisa com profissionais e formadores de opinião do segmento de arquitetura.

Para Ludmila Manita, as expectativas para o evento são altas. “Espero que seja divertido, gostoso, familiar. Algo comfy mesmo, já que a proposta happy hour sugere que tudo seja mais descontraído, solto e tranquilo”, diz.

Erica Bragion, que vivencia a tradição familiar de se reunir para cozinhar, comer e beber, acredita na interseção entre a arquitetura e a gastronomia. “A união da arquitetura com a culinária tem a ver com o equilíbrio. Dos sabores, do prato e do momento de servir. É uma arte”, garante.

Bia Ferrari já se decidiu e dá um spoiler sobre o seu menu. “Ele terá a temática de Nova York, que representa alegria, diversão e a culinária de diversas culturas. Acho perfeito”, avalia.

Até que cheguem as datas dos seus jantares, os chefs testam as diversas receitas, sob a orientação do consultor e jurado técnico, Chef Emerson Donadon.

“Em casa, já preparamos dois menus totalmente diferentes um do outro, para testarmos a harmonização com as bebidas. Servimos familiares e amigos para saber a opinião deles e decidir qual menu iremos aplicar no dia”, conta Fabricio Rodrigues.

O talento de cada um deles será explorado durante quatro jantares, que serão realizados, de forma intercalada, na construtora Plaenge e na flagship jaderalmeida Campinas, nas noites de 13/05, 20/05, 27/05 e 03/06. A grande final será apresentada pela Ornare no dia 13/06.

Para o Chef Emerson Donadon, as orientações têm sido feitas para que os competidores se soltem, já que o tema happy hour amplia as possibilidades. “Há a opção de fazerem pratos comunitários ou individuais e de explorarem o ambiente, sensorialmente, por meio da luz, do visual e da música. Dentro desta proposta, é possível escolher o que se serve conforme a mudança de frequência da música, por exemplo”.

Nova dinâmica dos jantares

O publicitário e idealizador do evento, Lenine Faria, explica que para recriar esse clima de happy hour, foi modificada a estrutura dos menus. “Agora, ao invés de um jantar em três tempos, teremos quatro tempos. A experiência vai abusar das entradas, além de trazer um ‘welcome drink’”.

Pela primeira vez na competição, teremos a inclusão da mixologia como um dos critérios de votação, e um tempo a mais na sequência de pratos. A combinação promete uma abordagem inovadora para cada criação a ser apresentada.

Os encontros terão início com a “primeira bocada”, sendo uma entrada fria, harmonizada com um drink autoral, proposto pelo chef. Na sequência, serão servidas a “segunda bocada”, sendo uma entrada quente; o prato principal e o “bom bocado”, sendo uma sobremesa. Nesses três tempos, a harmonização será proposta pelos sommeliers da Decanter Campinas.

Novos jurados

O júri técnico conta com o reconhecido Chef Emerson Donadon, da Amaô Gastronomia, que participa desde a primeira edição e é também coach dos participantes durante o processo. Junto a ele, Rosa Jannini, gourmet e organizadora de confrarias gastronômicas, que também faz parte do júri desde 2017. 

“Para esta edição, espero ser surpreendida com pratos diferentes, com bastante ousadia nas combinações, tanto para a comida quanto para os drinks. Afinal, ao contrário dos anos anteriores, em que o foco era uma comida mais sofisticada, agora é uma proposta mais descontraída e até mais alegre”, diz Rosa.

A fotógrafa, especializada em gastronomia, e influenciadora digital, Carol Mezzalira, do perfil Senhorita, será a jurada técnica do Chef Decor pelo segundo ano consecutivo. “Participar novamente como jurada tem um sabor especial, afinal, o novo slogan do Senhorita é ‘Comida, Diversão e Arte’ e tem tudo a ver com este evento incrível. E já aviso que dessa vez serei menos boazinha”, brinca.

Entre as novidades no júri, está a premiada designer de interiores Rita Diniz, que será a nova jurada de mesa posta. “Nos outros anos, participava como convidada, mas este ano é uma honra ser jurada do que já faço com prazer. Nada deixa uma comida mais saborosa do que uma boa mesa posta”, garante.

Critérios e Troféu

Os critérios avaliados serão os seguintes: tempo, técnica, sabor, conceito, harmonia entre os pratos, mesa posta, empratamento, música e drink autoral. Em 2024, o design do troféu também muda e será assinado pela renomada arquiteta e artista plástica Cris Sagarra.

Com a promessa de uma experiência sensorial única, o Chef Decor 2024 deve surpreender, enquanto celebra a criatividade e o encontro entre gastronomia e design.

Confira a agenda do Chef Decor 2024

06/05 | Lançamento apresentado pela Neolith

13/05 | Jantar 1 – Chef Ludmila Manita | Local: Plaenge

20/05 | Jantar 2 – Chef Erica Bragion | Local: jaderalmeida Campinas

27/05 | Jantar 3 – Chef Bia Ferrari | Local: Plaenge

03/06 | Jantar 4 – Chef Fabricio Rodrigues | Local: jaderalmeida Campinas

13/06 | Grande Final apresentada pela Ornare